Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente francês manifesta "preocupação" por ofensiva contra curdos

O Presidente francês, Emmanuel Macron, transmitiu hoje ao seu homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, "preocupação" pela intervenção militar contra o território curdo de Afrin, na Síria, e insistiu na necessidade de "lutar contra o grupo radical Estado Islâmico".

Presidente francês manifesta "preocupação" por ofensiva contra curdos
Notícias ao Minuto

20:17 - 23/01/18 por Lusa

Mundo Turquia

Em comunicado, a presidência francesa indica que Macron e Tayyip Erdogan falaram hoje por telefone e, durante a conversa, o chefe de Estado de França manifestou ao responsável turco "a sua preocupação" sobre a ofensiva contra os curdos, "tendo em conta os parâmetros de segurança da Turquia".

Por essa razão, Emmanuel Macron apontou a "necessidade de lutar de forma prioritária" contra o grupo jihadista Estado islâmico, de forma a "assegurar à população civil condições humanitárias indispensáveis e de consolidar (...) uma solução política duradoura".

O líder francês mostrou ainda um "grande desagrado" em relação à situação humanitária na província de Idleb e na região de Guta Oriental, insistindo que "deve continuar a ser uma prioridade" assegurar apoio à população civil.

Recep Tayyip Erdogan visitou no início de janeiro a capital francesa, Paris.

Nessa altura, durante uma tensa conferência de imprensa, Emmanuel Macron fechou as portas da União Europeia à Turquia devido aos "últimos acontecimentos" no país.

Mais recentemente, no passado sábado, o exército turco lançou uma operação de grandes dimensões sobre o enclave curdo de Afrine, batizada de "Ramos de Oliveira".

A intervenção inclui ataques aéreos e bombardeamentos de artilharia contra posições das Unidades de Proteção do Povo Curdo.

Um balanço feito na segunda-feira pelo Observatório Sírio dos Direitos Humanos indicava que a ofensiva militar da Turquia no enclave curdo de Afrine já havia provocado cerca de 80 mortos, contabilizando ambos os lados.

Entre os mortos está um soldado turco, informou horas mais tarde o exército daquele país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório