Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Curdos decretam "mobilização geral" para defender Afrine

As autoridades locais curdas decretaram hoje a "mobilização geral" para defender o enclave de Afrine (noroeste da Síria), apelando aos civis para "pegarem nas armas" no quarto dia da ofensiva lançada pela Turquia.

Curdos decretam "mobilização geral" para defender Afrine
Notícias ao Minuto

13:08 - 23/01/18 por Lusa

Mundo Síria

A ofensiva, lançada no sábado pelo exército turco em conjunto com rebeldes sírios pró-Ancara, visa a milícia curda síria das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG), considerada pela Turquia como "terrorista", mas que tem estado na linha da frente da luta contra o grupo radical Estado Islâmico na Síria.

O decreto foi anunciado num comunicado das autoridades curdas da divisão administrativa de Jaziré, uma das três que constituem a "região federal", administração semiautónoma proclamada em 2016 pelos curdos sírios nos territórios que controlam.

"É um convite a todos os curdos da Síria para pegarem em armas", precisou à agência France-Presse um responsável dos media das YPG em Afrine, Rezan Hedo.

Todos os centros das Forças Democráticas Sírias (FDS), coligação de combatentes curdos e árabes, "estão prontos a receber todos os que quiserem defender Afrine e a fornecer-lhes armas", sublinhou.

A ofensiva turca foi lançada dias depois de Ancara reagir negativamente a informações de que os Estados Unidos estariam a preparar a criação de uma "força de fronteira" para o norte da Síria, integrando combatentes das FDS.

Hoje, o secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, considerou que a ofensiva turca perturba os esforços internacionais para acabar com o Estado Islâmico, pedindo contenção a Ancara.

"Encaramos seriamente as legítimas preocupações com a segurança da Turquia", disse Mattis aos jornalistas que o acompanham numa visita pela Ásia".

"Mas a violência em Afrine perturba o que era até agora uma zona relativamente estável da Síria", adiantou.

As YPG, que Ancara considera uma extensão na Síria do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que combate as autoridades turcas desde 1984, são apoiadas pela coligação internacional anti-'jihadista' conduzida pelos Estados Unidos.

Mattis disse hoje que os Estados Unidos e os seus parceiros curdos, as YPG, estão "à beira" de derrotarem totalmente o Estado Islâmico na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório