Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Alerta de tsunami cancelado no Alasca e restante litoral norte-americano

Algumas horas após o sismo no Alasca, o alerta de tsunami foi cancelado para os Estados Unidos e para o Canadá.

Alerta de tsunami cancelado no Alasca e restante litoral norte-americano
Notícias ao Minuto

12:56 - 23/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

As autoridades norte-americanas determinam agora que o alerta de tsunami fica sem efeito para o Alasca e para o litoral da Califórnia, Oregon e Washington, assim como para o litoral da província canadiana da Colúmbia Britânica.

A informação é confirmada pelos serviços meteorológicos norte-americanos, Nas redes sociais, uma residente da cidade de Kodiak, ilha mais próxima do epicentro do sismo, indicou que as sirenes de alerta para tsunami haviam deixado de tocar.

O alerta de tsunami havia sido emitido na sequência de um sismo inicialmente reportado como sendo de magnitude superior a 8, mas que depois foi corrigido para 7.9 na escala de Richter, ao largo da ilha de Kodiak, estado do Alasca, no noroeste dos Estados Unidos.

O sismo registou-se às 00:30 locais (09:30 TMG e Lisboa), cerca de 270 quilómetros a sudeste da ilha e foi sentido em Anchorage, a cidade mais populosa do estado, com cerca de 300 mil habitantes.

Nesta altura, permanecem sob vigilância apenas algumas áreas costeiras do Alasca, onde a polícia pediu, inclusive, à população para sair de casa e dirigir-se a locais com, pelo menos, 30 metros acima do nível do mar. Nas redes sociais, é possível ver imagens das evacuações.

Não existe, até ao momento, registo de vítimas, feridos ou danos de maiores proporções.

O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano, recorde-se, havia enviado avisos para os telemóveis no Alasca com a mensagem: "Alerta de emergência. Perigo de tsunami. Vá para terras altas ou para o interior."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório