Meteorologia

  • 15 NOVEMBRO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 19º

Edição

Aviso de tsunami após sismo de magnitude superior a 8 no Alasca

As autoridades norte-americanas estão a alertar para a possibilidade de tsunami após um sismo de 8.2 ter atingido o Alasca, nos Estados Unidos.

Aviso de tsunami após sismo de magnitude superior a 8 no Alasca

Foi emitido um alerta de tsunami para a costa sul do Alasca depois de se ter registado um sismo de magnitude superior a 8.

O sismo foi registado a 287 quilómetros a sudoeste da cidade de Kodiak e a uma profundidade de 10 quilómetros, esta terça-feira às 9h31 (hora de Lisboa), cerca da 1h da manhã na hora local, conforme indica o site dos Serviços Geológicos dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).

A população local foi aconselhada a procurar refúgio em zonas mais altas, existindo "ameaça significativa para vida e propriedade".

Embora o alerta de tsunami seja dirigido a toda a costa do Alasca e da província canadiana da Colúmbia Britânica, as autoridades referem que todo o litoral oeste norte-americano deve estar sob vigilância.

O Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano enviou avisos para os telemóveis no Alasca com a mensagem: "Alerta de emergência. Perigo de tsunami. Vá para terras altas ou para o interior."

O sismo foi sentido a centenas de quilómetros, até Anchorage, a cidade mais populosa do estado norte-americano do Alasca, segundo testemunhos nas redes sociais.

[Notícia atualizada às 10h28]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório