Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Antigo diplomata diz que Thatcher queria uma África do Sul "para brancos"

Excertos dos diários de Patrick Wright foram divulgados esta segunda-feira. Para além da sua visão relativamente à África do Sul, antiga primeira-ministra britânica odiava, alegadamente, os alemães.

Antigo diplomata diz que Thatcher queria uma África do Sul "para brancos"
Notícias ao Minuto

23:18 - 22/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Reino Unido

Patrick Wright, antigo responsável pela diplomacia britânica, fez revelações bombásticas relativamente ao governo de Margaret Thatcher. Segundo Wright, a antiga primeira-ministra britânica desejava uma África do Sul “apenas para brancos” e “odiava” os alemães.

Estas e outras revelações são oriundas dos diários de Patrick Wright, durante o tempo em que esteve no cargo. O antigo responsável dá conta de conversas com a antiga primeira-ministra e excertos dessas conversas foram publicadas no Daily Mail.

No que diz respeito à África do Sul, diz Wright, Thatcher desejava que o país voltasse à fase anterior a 1910. “Ela expressou a sua visão de um regresso aos anos antes de 1910 na África do Sul, com um mini-estado branco, afastado dos seus estados negros vizinhos”, lê-se num dos excertos divulgados esta segunda-feira.

Patrick Wright diz ter questionado Thatcher sobre a possibilidade de tal posição perpetuar uma política de apartheid, ao que a ‘Dama de Ferro’ respondeu “não te preocupas com os nossos interesses estratégicos?”.

Outra das revelações diz respeito à alegada “fobia” de Thatcher relativamente à Alemanha. “Ela parecia obcecada por um sentimento de que os falantes de alemão iriam dominar a comunidade”, revelou Wright. “Qualquer conversa relativamente à reunificação alemã era um anátema para ela”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório