Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Democratas dão ‘luz verde’ a orçamento provisório e acabam com Shutdown

Os senadores democratas juntaram-se aos republicanos e ajudar a aprovar o orçamento provisório de Donald Trump. O governo norte-americano fica assim mais próximo de voltar a funcionar normalmente. Próxima votação vai depender de uma solução para o futuro dos dreamers.

Democratas dão ‘luz verde’ a orçamento provisório e acabam com Shutdown
Notícias ao Minuto

17:57 - 22/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

O Shutdown nos Estados Unidos chegou ao fim, pelo menos para já, e o governo norte-americano está assim mais próximo de voltar a funcionar normalmente. O senado aprovou esta segunda-feira o orçamento provisório da administração Trump, adianta o New York Times. Para acabar com o impasse, foi necessário que os senadores republicanos se juntassem aos republicanos para aprovar dessa forma a proposta.

"Em poucas horas o governo vai reabrir. Temos muito a fazer", disse o líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer. 

No entanto, esta votação não termina imediatamente com o Shutdown. Na prática o Senado ainda tem de garantir que o orçamento proposto seja aprovado numa votação final. Depois terá ainda de ser aprovado pela Câmara dos Representantes. Algo que é visto como uma mera formalidade.

Mas esta votação favorável dos democratas só foi possível com uma cedência dos líderes republicanos, que comprometeram-se em analisar a situação dos dreamers, imigrantes ilegais que chegaram aos Estados Unidos quando eram crianças e que correm risco de deportação. 

A aprovação deste pacote orçamental surge depois de um fim-de-semana de negociações entre um grupo bipartidário de 20 senadores. 

A CNN está a avançar que Donald Trump deverá falar ainda esta segunda-feira sobre a votação que acabou provisoriamente com o Shutdwon, isto depois de ter apelado no Twitter antes da votação que teve lugar "ao fim da obstrução democrata".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório