Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

ONU condena ataque talibã ao hotel Intercontinental de Cabul

A ONU condenou hoje o ataque de um comando talibã ao hotel Intercontinental de Cabul, no sábado, em que morreram pelo menos 18 pessoas, 14 das quais estrangeiras.

ONU condena ataque talibã ao hotel Intercontinental de Cabul
Notícias ao Minuto

23:51 - 21/01/18 por Lusa

Mundo Terrorismo

O secretário-geral, António Guterres, "condena firmemente o ataque de 20 de janeiro, reivindicado pelos talibãs, ao hotel Intercontinental de Cabul", disse o seu porta-voz, Stéphane Dujarric, em comunicado.

Guterres enviou as suas condolências às famílias das vítimas e desejou a rápida recuperação dos feridos, além de expressar solidariedade ao Governo e aos cidadãos afegãos.

O hotel de luxo ia acolher na segunda-feira uma conferência de tecnologia organizada pelo Governo, e ali se tinham também reunido convidados de um casamento, indicou a missão da ONU no Afeganistão (UNAMA), num comunicado de condenação do ataque.

"Simplesmente não há justificação para este ataque atroz, que está especificamente proibido pelo Direito Humanitário Internacional e poderá constituir um crime de guerra", indicou, no comunicado, Tadamichi Yamamoto, chefe da UNAMA e representante especial do secretário-geral da ONU no país.

Os talibãs, que reivindicaram a autoria do ataque, precisaram que os seus combatentes identificaram "cuidadosamente" as suas vítimas e mataram cidadãos dos "países invasores" e membros do Governo afegão.

No sábado à noite, um suicida imolou-se na entrada do hotel, abrindo caminho a cinco atacantes carregados de armas e explosivos.

O assalto ao hotel resultou em 12 horas de confrontos entre as forças de segurança e os talibãs.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório