Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2018
Tempo
24º
MIN 22º MÁX 26º

Edição

Extinção dos neandertais terá sido lenta ao contrário do que se pensava

A extinção dos neandertais, que antecederam o homem moderno, foi lenta, defende o arqueólogo espanhol Joseba Ríos-Garaizar, refutando a tese de que as alterações climáticas precipitaram o seu desaparecimento há cerca de 38 mil anos.

Extinção dos neandertais terá sido lenta ao contrário do que se pensava
Notícias ao Minuto

12:35 - 21/01/18 por Lusa

Mundo Especialista

"Há que acabar com a ideia de que os neandertais se extinguiram basicamente porque eram incapazes de se adaptar ao meio ambiente e ao clima", afirmou o especialista, em declarações à agência noticiosa espanhola Efe.

Segundo Ríos-Garaizar, alguns estudos sugerem que, há 70 mil anos, a população neandertal sofreu uma "grande contração" ligada a "um agravamento do clima muito rápido", com uma diminuição dos recursos disponíveis, que provocou provavelmente o isolamento de uns grupos e a extinção de outros.

O arqueólogo lembra que, apesar destas circunstâncias, os neandertais foram capazes de superar adversidades, ao ponto de "as suas melhores expressões culturais se terem produzido imediatamente depois".

O perito espanhol sublinha que os neandertais viveram em "lugares geográficos com características muito distintas", tanto em "épocas glaciares duríssimas", como em ambientes "quase tropicais", aos quais foram "capazes de se adaptar" graças a "uma tecnologia" que era "variável e diferente" consoante as situações.

No entanto, Ríos-Garaizar admite como provável que a chegada dos primeiros homens modernos à Europa, há 43 mil anos, tenha surpreendido os neandertais num momento de "equilíbrio precário", confrontados com a presença de "uma nova espécie" que "era competidora direta pelos mesmos recursos".

Na Europa, a população neandertal "estava a diminuir aos poucos", ao contrário da dos homens modernos, que começava a proliferar vinda de África e do Médio Oriente, de acordo com o arqueólogo.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.