Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Riade quer cooperação entre membros e não-membros da OPEP

A Arábia Saudita, primeiro exportador mundial de petróleo, apelou hoje ao estabelecimento de um "quadro de cooperação" a longo prazo entre países-membros e não-membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) para apoiar os preços daquela matéria prima.

Riade quer cooperação entre membros e não-membros da OPEP
Notícias ao Minuto

08:31 - 21/01/18 por Lusa

Mundo Arábia Saudita

Este acordo de longo prazo não implica necessariamente as mesmas quotas de produção que estão em vigor atualmente.

Em declarações à imprensa antes de uma reunião ministerial OPEP/não-OPEP em Mascate, o ministro saudita da Energia, Khaled Al Faleh, disse: "Não devemos limitar os nossos esforços (às quotas de produção) em 2018. Devemos falar de um quadro para a nossa cooperação a longo prazo".

"[Trata-se de] prolongar para além de 2018 o quadro que nós estabelecemos, ou seja a declaração de cooperação" entre países produtores da OPEP e países não-membros do cartel, como a Rússia, disse.

Esta é a primeira vez que Riade, líder da OPEP, apela explicitamente a uma extensão do acordo sobre as quotas de produção com os países não-OPEP. Este acordo permitiu fazer subir os preços do barril (para cerca de 70 dólares) e estabilizar o mercado em 2017, após a dramática queda dos preços desde 2014.

O quadro de cooperação visa assegurar aos produtores, aos investidores, aos consumidores e à comunidade internacional que o acordo "está para ficar", acrescentou o ministro saudita.

"Vamos trabalhar juntos, não apenas os 24 países (signatários do acordo, 14 OPEP e 10 não-OPEP), mas também convidar cada vez mais participantes", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório