Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

“Politicamente Trump é fraco e constrangedor. Economicamente é forte”

Paulo Portas lembra que Donald Trump apenas conseguiu aprovar uma lei no seu primeiro ano de mandato, mas deixa elogios à política económica do líder norte-americano.

“Politicamente Trump é fraco e constrangedor. Economicamente é forte”
Notícias ao Minuto

21:09 - 20/01/18 por Fábio Nunes

Política Paulo Portas

No dia em que se comemora um ano da presidência de Donald Trump, Paulo Portas analisou na TVI o ano um de Trump à frente dos Estados Unidos. O antigo vice-primeiro-ministro criticou o desempenho do presidente norte-americano a nível político mas elogiou o seu papel na melhoria económica.

“Politicamente é um presidente fraco e por vezes constrangedor. Economicamente é um presidente forte. Politicamente ele recebeu uma América que estava dividida e hoje está ainda mais. Tem apenas uma lei aprovada, quando a maioria no congresso é republicana. Mas uma lei importante a reforma fiscal”, disse.

“Economicamente a América vive um dos seus melhores momentos e isso também é inegável. Nos últimos três trimestres cresceu à volta de 3% e o desemprego está entre 4 e 4,5%, o que significa pleno emprego. Ele fez uma reforma fiscal que é muito convidativa para repatriar os capitais para os Estados Unidos. As bolsas estão a bater recordes”, acrescentou Paulo Portas.

O antigo líder do CDS considera que “o mundo depende muito mais de Trump do que os americanos” e que não houve uma alteração na base eleitoral do presidente, mas sim na base eleitoral dos democratas.

“Ele mantém a mesma base eleitoral. Qual é a diferença? Quando ganhou as eleições, os apoiantes de Trump estavam bastante mobilizados até pelo seu radicalismo. Já os apoiantes democratas estavam super-desmobilizados. Desta vez não se verificará a mesma coisa. Os apoiantes de Trump continuam mobilizados e apoiam-no mas os democratas estão mais mobilizados”, salientou Paulo Portas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório