Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Catalunha: Roger Torrent promete moderação

O novo presidente do parlamento catalão, Roger Torrent, afirmou hoje que usará da moderação para que "o resultado seja positivo no final", a 11 dias do debate de investidura do futuro líder do governo regional.

Catalunha: Roger Torrent promete moderação
Notícias ao Minuto

17:31 - 20/01/18 por Lusa

Mundo Parlamento

Roger Torrent respondia, no seu primeiro ato institucional como presidente do parlamento catalão, a declarações do deputado independentista da Esquerda Republicana Catalã Ernest Maragall, que disse que "a Catalunha está acima de qualquer pessoa".

Na segunda-feira, Torrent decidirá se propõe o nome de Carles Puigdemont, que fugiu para Bruxelas, na Bélgica, para presidir novamente ao governo regional catalão (Generalitat).

Do debate de investidura no parlamento catalão saírá o novo presidente da Generalitat. A primeira sessão terá de realizar-se até 31 de janeiro e a votação no dia seguinte ao debate.

Roger Torrent esteve em Sant Vicenç dels Horts, município do qual foi presidente o ex-vice-presidente do governo catalão Oriol Junqueras, detido desde novembro.

Relativamente à situação de Junqueras e de outros dirigentes catalães independentistas, detidos ou que fugiram para Bruxelas, o presidente do parlamento catalão insistiu na sua "obrigação moral" como "segunda autoridade" da Catalunha de "defender os direitos de participação política" dos deputados que não podem fazê-lo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório