Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Adolescentes arrastados por onda salvos em 70 segundos por drone

Nadadores salvadores teriam demorado seis minutos a chegar aos dois jovens, drone demorou 70 segundos.

Notícias ao Minuto

14:12 - 18/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Austrália

Dois jovens australianos, de 15 e 17 anos de idade, arrastados mar adentro por uma onda de cerca de três metros foram salvos por um drone, naquele que, de acordo com o Telegraph, será o primeiro salvamento do género feito por este tipo de tecnologia.

Uma das pessoas no areal apercebeu-se de que os dois adolescentes poderiam estar em perigo e notificou os nadadores salvadores, que de imediato acionaram o drone. O aparelho detetou os jovens em menos de dois minutos, a 800 metros da costa, na localidade de Lennox Head, em New South Wales.

Uma vez a sobrevoar os rapazes, o drone lançou um insuflável na direção dos mesmos, para que se pudessem agarrar e assim acabaram por conseguir nadar até à praia.

Os drones, sublinhe-se, tinham sido apresentados na mesma praia horas antes, como parte de um projeto pioneiro para ser usado por nadadores salvadores.

“Não existe outra operação de salvamento ou organização a nível mundial que esteja a fazer o que nós estamos a fazer, à escala que estamos a fazer”, indicou Kelvin Morton, da Surf Life Saving NSW.

Notícias ao MinutoJovens em alto mar© Reprodução

Notícias ao MinutoCápsula insuflável lançada por drone© Reprodução

“Estes aparelhos não tripulados que estamos a usar para largar estas cápsulas insufláveis são inovadores, e sabemos que a maior parte ou mesmo todas as organizações dedicadas ao salvamento de pessoas estão à espera para ver o resultado”, acrescentou.

As autoridades indicaram que os nadadores salvadores teriam demorado cerca de seis minutos até chegar aos jovens, enquanto o drone demorou apenas 70 segundos. Os testes deste novo projeto terminam em abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório