Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Vitimas de abusos pedem ao papa para rencaminhar casos para justiça comum

Ativistas e vítimas de abusos sexuais afirmaram hoje, em Lima, no Peru, que o papa Francisco devia reencaminhar para a justiça comum, para punição apropriada, os clérigos católicos acusados destes crimes.

Vitimas de abusos pedem ao papa para rencaminhar casos para justiça comum
Notícias ao Minuto

13:18 - 18/01/18 por Lusa

Mundo Vaticano

"A igreja não pode ser responsável por pessoas que, em qualquer tipo de circunstâncias, são agressoras", disse a equatoriana Sara Oviedo, ex-vice-presidente do Comité de Direitos Humanos das Nações Unidas (ONU) em conferência de imprensa antes da visita oficial e apostólica ao Peru do papa Francisco.

A ex-funcionária da ONU faz parte de um novo projeto de combate aos casos de abusos, que apresentou hoje em Lima uma análise da situação.

Sara Oviedo defendeu que a lei canónica deveria ser modificada para que esses casos não possam mais ser considerados "apenas como uma violação moral" e que a Igreja deve encontrar mecanismos para denunciar esses crimes, bem como abordá-los na formação de sacerdotes.

O mexicano Alberto Athié, ex-padre que descobriu um dos primeiros casos de abuso perpetrados no México pelo fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, disse que as denúncias das vítimas "vão contra um muro" na Igreja católica.

O papa Francisco está a cumprir hoje o último dia de visita ao Chile, com uma agenda que incluirá uma deslocação à zona dos Andes e um encontro com familiares das vítimas da ditadura do general Augusto Pinochet.

Esta será a primeira vez que um papa estará na região de Iquique, uma cidade costeira com cerca de 300 mil habitantes, situada no norte do país.

A seguir o papa Francisco seguirá para Lima, onde dará seguimento à segunda parte desta visita apostólica à América do Sul.

A chegada a Lima está prevista para as 22:20, onde Francisco será recebido pelo Presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório