Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Puigdemont publica vídeo no Twitter que mistura imagens de Rajoy e Hitler

O tweet do antigo líder catalão foi publicado já depois de Roger Torrent ter sido eleito o novo presidente do parlamento da Catalunha. Fontes próximas de Puigdemont rejeitam intenção do vídeo de comparar primeiro-ministro espanhol a Hitler.

Puigdemont publica vídeo no Twitter que mistura imagens de Rajoy e Hitler
Notícias ao Minuto

23:38 - 17/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

No dia em que os deputados catalães elegeram Roger Torrent, do partido independentista ERC, como novo presidente do parlamento da Catalunha, Carles Puigdemont publicou um tweet onde apela a uma Catalunha livre e que está acompanhado de um vídeo com imagens do referendo sobre a independência do dia 1 de outubro, da violência policial sobre os cidadãos que foram votar e com imagens numa sequência que mostram Mariano Rajoy, Adolf Hitler e o General Franco.

“Eles só compreendem o medo, a violência e a imposição. Vamos ensinar-lhes que não há nada que possa dobrar o espírito livre, pacífico e democrático de um povo. Vamos restituir as nossas instituições. Estamos a lutar pelo país. Estamos a exercer a nossa dignidade. Vida longa à terra e vida longa a uma Catalunha livre!”, pode ler-se no tweet do antigo líder da Generalitat catalã.

A mensagem de Puigdemont é semelhante à dos últimos meses, mas o vídeo é que está a gerar polémica em Espanha, de acordo com o The Guardian. A Federação das Comunidades Judaicas Espanholas não apreciou a comparação entre o nazismo e o que se passou na Catalunha no dia do referendo da independência.

“O uso de imagens e fotografias enganadoras relacionadas com a Segunda Guerra Mundial não faz qualquer sentido e mina a credibilidade da mensagem”, pode ler-se num comunicado da federação que acrescenta que apoia a lei espanhola e a constituição.

Mas fontes próximas de Puigdemont já se apressaram a refutar as comparações que parecem ser sugeridas pelo vídeo, revela o jornal britânico. “Ele não estava a fazer qualquer comparação entre Franco, Hitler e o Partido Popular de Rajoy. Ele limitou-se a partilhar o vídeo e a afirmar que era impressionante porque mostrava o poder do povo catalão no dia 1 de outubro”.

No próximo dia 31 de janeiro vai decorrer o debate de investidura do próximo presidente da Generalitat catalã, com a possibilidade de Carles Puigdemont voltar a ser eleito como líder da Catalunha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório