Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Casal perde custódia do filho. Nunca o levaram ao pediatra

Os pais classificam a decisão como "pura ideologia".

Casal perde custódia do filho. Nunca o levaram ao pediatra
Notícias ao Minuto

11:31 - 17/01/18 por Sara Gouveia

Mundo Espanha

No dia em que o filho de um casal espanhol completou um ano foi retirado aos pais. O Governo Regional de Andaluzia classifica a decisão com o facto d o bebé estar "subnutrido " e de os médicos lhe terem diagnosticado anemia.

Os pais sempre evitaram que a criança fosse seguida por um pediatra e nunca o vacinaram. Segundo o governo este "é um caso de negligência muito séria", relacionada com a alimentação e os cuidados de saúde que devem ser prestados à criança.

No entanto, os pais em declarações ao El Español afirmaram tratar-se de um caso baseado "em ideologia pura", causado por terem optado por um tipo de educação de "apego", que implica contacto físico permanente com a mãe.

Na origem do caso está a primeira ida da criança a um hospital público, quando o bebé estava com 38,8 graus de febre. Os médicos decidiram de imediato transferir o bebé para outro hospital, onde passou uma semana nos cuidados intensivos, devido à subnutrição e desidratação de que sofria.

Depois de o diagnosticarem com anemia severa e suspeita de encefalopatía devido a uma privação de vitamina B-12, foram acusados de abandono e retirada a custódia temporariamente.

Os pais tentaram defender-se das acusações alegando que o avô do menino é médico e que o foi observando desde que nasceu e que no caso da vacinação se tinham informado e decidido em conjunto não vaciná-lo até que fizesse dois anos, mas sem sucesso.

"Fomos ao médico com o nosso bebé e voltámos sem ele por razões puramente ideológicas. Nunca imaginámos que a situação pudesse chegar a este extremo", relata a mãe da criança.

O menino está agora a cargo de um tio e o casal pode vê-lo apenas durante uma hora, duas vezes por semana.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório