Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Suspensas conversações em Bruxelas sobre Kosovo após assassínio

As conversações entre a Sérvia e o Kosovo na União Europeia (UE) foram suspensas, depois do assassínio, hoje de manhã, de um político sérvio-kosovar em Mitrovica.

Suspensas conversações em Bruxelas sobre Kosovo após assassínio
Notícias ao Minuto

11:59 - 16/01/18 por Lusa

Mundo Oliver Ivanovic

Segundo a televisão estatal sérvia, a delegação de Belgrado abandonou as conversações.

A UE disse "condenar nos termos mais fortes" o homicídio de Oliver Ivanovic (na imagem), político sérvio considerado um moderado, e esperar das autoridades que "não poupem esforços para encontrar os autores e os levar à justiça".

Através de uma porta-voz, Maja Kocijancic, a UE apelou a todos os lados que "demonstrem calma e contenção".

As conversações entre a Sérvia e o Kosovo tinham sido retomadas hoje ao nível técnico, depois de terem sido interrompidas em março na sequência da detenção em França do primeiro-ministro kosovar, Ramush Haradinaj, então líder do partido da oposição Aliança para o Futuro do Kosovo.

Haradinaj, detido em cumprimento de um mandado sérvio, foi libertado no mês seguinte, quando França recusou extraditá-lo para a Sérvia.

Oliver Ivanovic, 64 anos, foi morto a tiro à entrada da sede do seu partido, na parte sérvia de Mitrovica, às 08:10, segundo a polícia.

Mitrovica, no norte do Kosovo, está dividida numa parte norte, habitada por sérvios, e outra sul, por albaneses.

Na Sérvia, o assassínio de Ivanovic foi qualificado pelo responsável do executivo para o Kosovo, Marko Djuric, de "ato criminoso de terror" destinado a mergulhar a região no caos.

O Governo do Kosovo também condenou o ataque, que classificou como um atentado contra "os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar".

O Kosovo, antiga província sérvia de maioria albanesa, proclamou unilateralmente em 2008 a independência, que não é reconhecida por Belgrado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório