Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Assassinado líder político do Kosovo Oliver Ivanovic

Foi assassinado Oliver Ivanovic, um importante dirigente político sérvio do Kosovo

Assassinado líder político do Kosovo Oliver Ivanovic
Notícias ao Minuto

10:05 - 16/01/18 por Lusa

Mundo Kosovo

Oliver Ivanovic foi morto a tiro esta terça-feira pela manhã na parte sérvia de Mitrovica, segundo declarações prestadas à AFP pelo seu colega de partido Ksenija Bozovic e pelo seu advogado Nebojsa Vlajic. 

Ivanovic, de 64 anos, foi abatido às 8h15 (7h15 em Portugal Continental) por tiros disparados a partir de um automóvel, quando chegava à sede do partido social democrata 'Liberdade, Democracia, Justiça', do qual era líder, localizado numa casa particular em Mitrovica. Ivanovic era considerado um político moderado nessa cidade que permanece dividida entre o norte, de maioria sérvia, e o sul, onde vivem os albaneses kosovares.

"Segundo me disseram, ele morreu no local e a tentativa de reanimação no hospital de Mitrovica falhou", disse o advogado Nebojsa Vlajic, acrescentando que o seu cliente foi atingido por cinco balas.

Os inspetores "continuam no local" e as autoridades desconhecem "quem poderá estar por detrás do ataque, lançado a partir de um veículo em movimento", disse à AFP o procurador Shyqri Syla.

O Governo do Kosovo já condenou o ataque, que classificou, em comunicado, como um atentado contra "os esforços para estabelecer o Estado de direito em todo o território kosovar".

O Presidente da sérvia, Aleksandar Vucic, convocou uma reunião do gabinete de segurança e deverá falar às 13:00 (12:00 em Lisboa) sobre a morte do político servo-kosovar.

O responsável do Governo sérvio pela relação com o Kosovo, Marko Djuric, considerou que a morte de Ivanovic é "um ato de terror criminoso", cujo objetivo é empurrar aquela região para o caos.

"Quem quer que esteja por detrás deste ataque... sejam sérvios, albaneses ou outros criminosos, têm de ser punidos", disse.

Mitrovica é uma cidade de 85.000 habitantes onde é tensa a relação entre as comunidades sérvia (13.000 habitantes) e albanesa (72.000), quase duas décadas após o fim da guerra de 1998-99.

Em janeiro de 2016, Ivanovic foi condenado por um tribunal da UE a nove anos de prisão por crimes de guerra, que teria cometido em 1999. Contudo, em fevereiro de 2017 um tribunal de recurso suspendeu a condenação e ordenou um novo julgamento. 

Era considerado um político moderado e nos meios sérvios considerava-se que o processo contra si fora motivado politicamente.

Nas eleições municipais de outubro, Ivanovic participou como candidato a presidente da parte norte de Mitrovica.

O Kosovo, antiga província sérvia habitada por uma grande maioria de albaneses étnicos, proclamou unilateralmente a sua independência da Sérvia em 2008.

A Sérvia não reconhece a independência, que é apoiada por mais de cem países, entre os quais os EUA e a maioria dos Estados-membros da União Europeia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório