Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Boko Haram lança novo vídeo com supostas jovens de Chibok

O grupo extremista nigeriano Boko Haram lançou hoje um novo vídeo com 14 jovens estudantes sequestradas em Chibok, no nordeste da Nigéria, em abril de 2014, em que estas se recusam a regressar a casa.

Boko Haram lança novo vídeo com supostas jovens de Chibok
Notícias ao Minuto

12:37 - 15/01/18 por Lusa

Mundo Grupo

"Nós somos as filhas de Chibok (...) Pela graça de Deus, não voltaremos para vós", declarou uma das jovens em nome do grupo, neste vídeo de 21 minutos, das quais três têm bebés nos braços.

Este é o primeiro vídeo desde maio, quando uma jovem alegando ser uma das 219 raparigas raptadas, apareceu empunhando uma arma e também se recusou a voltar para casa.

Não há indicação de quando e onde esta mensagem foi gravada, ou se as pessoas presentes estavam sob coação.

"Dirigimo-nos às outras raparigas de Chibok que escolheram voltar para a Nigéria. Deus abençoou-os e levou-vos ao 'califado' (...), mas em vez disso, escolheram voltar à descrença", declarou a jovem sobre as raparigas que escaparam após o sequestro, há quatro anos.

"Devem arrepender-se (...) as chamas do inferno serão o vosso destino se não se arrependerem, porque Deus nos criou para que o adoremos", disse a jovem dirigindo-se aos seus pais.

A jovem também agradeceu ao líder do grupo extremista, Abubakar Shekau.

"Nosso pai Abubakar Shekau, que nos casou. Vivemos no conforto (...) Abubakar Shekau é nosso líder", sublinhou.

Dado como morto várias vezes, Shekau também aparece no vídeo, disparando uma metralhadora antes de realizar um sermão de cerca de 13 minutos.

Duzentas e setenta e seis raparigas foram sequestradas em abril de 2014, numa escola secundária em Chibok, estado de Borno, provocando uma onda de indignação internacional.

Cinquenta e sete delad conseguiram escapar logo depois do rapto e 107 outras foram encontradas, resgatadas ou libertadas em negociações entre o Governo e os rebeldes islâmicos.

O Boko Haram, que significa "educação ocidental é um pecado", realizou campanhas sangrentas contra professores e estudantes no nordeste da Nigéria, onde querem estabelecer o seu califado.

O grupo extremista, que usa sequestros em massa para recrutar, raptou dezenas de milhares de pessoas, que o exército nigeriano está a libertar quando retoma as áreas de ocupação do grupo.

Desde 2009, o conflito deixou pelo menos 20 mil mortos e 2,6 milhões de deslocados na Nigéria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório