Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Alerta falso no Havai. "Crianças perguntavam por que íamos para o sótão"

Habitantes do Havai passaram momentos de pânico com alerta oficial falso sobre um ataque iminente.

Alerta falso no Havai. "Crianças perguntavam por que íamos para o sótão"
Notícias ao Minuto

18:25 - 14/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Pânico

Durante pouco menos de 40 minutos, a ilha do Havai passou momentos de verdadeiro caos e pânico por causa de uma mensagem de alerta que alguns telemóveis receberam pouco depois das 8h da manhã (hora local, final da tarde em Portugal). Podia ter sido recebia com cepticismo, não fosse ela enviada pelo sistema Amber, o sistema oficial de alertas.

A mensagem - de que um míssil balístico se aproximava - passou boca a boca, por mensagem, nas redes sociais e até nas televisões. Era falsa, e o sistema mandou outra a mensagem a dizer isso mesmo, mas durante aqueles 38 minutos ninguém sabia disso.

Depois de findo o incrível susto, sucedem-se agora as histórias partilhadas por algumas famílias. Alison Teal, residente local, indicou à AFP que viveu “o pior momento da sua vida”. “Corri ao encontro da minha família e avisei toda a gente na praia que tinham que fugir. O meu namorado deitou fora o café e correu para casa”, acrescentou.

Alison sublinhou que lhe disseram que se a Coreia do Norte lançasse um míssil tinham 20 minutos até ao impacto e diz que não vai esquecer o pânico que viu nos rostos das pessoas.

Lauren McGowan estava de férias em Maui, em Honolulu, e explicou que os funcionários do hotel onde estava hospedada com a família pediram que se refugiassem no sótão. “Ninguém entrou em pânico”, recorda, mas foi “muito confuso”. “As crianças perguntavam porque é que tínhamos que ir para o sótão”, indicou.

Uns minutos depois, um dos clientes informou que era um alerta falso. “Foi um bocado inquietantes”, afirmou McGowan.

Abaixo, imagens da Hawaii News Now, que mostram o pânico que se instalou numa universidade em Manoa, também em Honolulu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório