Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Guterres apoia paz na Colômbia em visita marcada por crise na Venezuela

A ONU ratificou no sábado o apoio à paz na Colômbia no âmbito do primeiro dia de visita oficial do secretário-geral, António Guterres, ao país, marcada pela crise na Venezuela e efeitos que tem na região.

Guterres apoia paz na Colômbia em visita marcada por crise na Venezuela
Notícias ao Minuto

06:18 - 14/01/18 por Lusa

Mundo ONU

Horas depois de aterrar em Bogotá, António Guterres reuniu-se na Casa de Narino, sede do executivo, com o Presidente, Juan Manuel dos Santos, e com o vice-Presidente, Oscar Naranjo.

No final do encontro António Guterres manifestou o apoio ao processo de paz, objetivo central da visita de dois dias, mas também foi perentório ao oferecer ajuda perante a chegada de centenas de milhar de venezuelanos ao país.

No seu discurso afirmou que a ONU está disposta a "mobilizar apoios internacionais" para a Colômbia perante a chegada desses cidadãos venezuelanos.

"Quero manifestar todo o apoio da ONU ao Governo e ao povo da Colômbia nesse esforço humanitário de acolhimento a toda esta gente. Estamos dispostos inclusivamente a mobilizar outros apoios internacionais que sejam possíveis", sublinhou o secretário-geral.

Guterres disse ainda que a chegada dos venezuelanos se "sente na vida diária das pessoas e das comunidades", especialmente porque chegam às zonas menos desenvolvidas do país.

Juan Manuel dos Santos respondeu que será bem-vinda "qualquer ajuda" para fazer face à chegada de tantos venezuelanos devido a uma crise "que tem enormes repercussões" tanto para a Colômbia como para a região.

E reiterou a vontade de enviar apoio humanitário para a Venezuela, ainda que esse apoio tenha até agora sido recusado pelo Presidente Nicolás Maduro.

Sobre o processo de paz na Colômbia o secretário-geral da ONU afirmou: "Quero, em todos os aspetos, manifestar o nosso compromisso com a paz, não há nenhuma justificação para a violência armada".

E acrescentou: "A paz é a única resposta que hoje pode solucionar os problemas da pobreza, os problemas do desenvolvimento, e os problemas da igualdade e da democracia".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório