Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Irão: Após ameaça de Trump, China reitera apoio ao acordo nuclear

A China reiterou o apoio ao acordo nuclear de 2015 com o Irão, depois de o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar abandonar o pacto se não forem revistos "defeitos" do documento.

Irão: Após ameaça de Trump, China reitera apoio ao acordo nuclear
Notícias ao Minuto

05:43 - 14/01/18 por Lusa

Mundo Lu Kang

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Lu Kang, citado hoje pela agência de notícias estatal Xinhua, defendeu que as partes envolvidas devem gerir as diferenças e continuar a implementar o acordo de forma "exaustiva" e "efetiva".

E reiterou o apoio ao acordo nuclear, ao qual se referiu não só como uma conquista multilateral importante como também um exemplo para resolver os problemas internacionais através da via política e diplomática.

O acordo, assinado pelo Irão e pelos Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha, limita o programa atómico de Teerão em troca do levantamento de sanções internacionais.

Na última sexta-feira Donald Trump assinou pela "ultima vez" a suspensão das sansões ao Irão que estão na base do acordo e disse que era preciso, com os aliados europeus, corrigir defeitos do acordo.

A Rússia também já assegurou que pretende preservar o acordo com o Irão e advertiu que se os Estados Unidos abandonarem o pacto cometem "um erro muito grave".

"Faremos tudo o que depender de nós para preservar o acordo", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, à agência Interfax, no sábado.

Trump considera que o atual acordo, concluído durante a presidência de Barack Obama, não evita o desenvolvimento de mísseis balísticos e não promove o respeito pelos direitos humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório