Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Ex-soldado transexual Manning anuncia candidatura ao Senado dos EUA

A ex-soldado transexual Chelsea Manning anunciou que vai concorrer ao Senado dos Estados Unidos, voltando ao centro das atenções depois de ter sido condenada e libertada antecipadamente pela ligação ao caso WikiLeaks.

Ex-soldado transexual Manning anuncia candidatura ao Senado dos EUA
Notícias ao Minuto

06:24 - 14/01/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

Manning, de 30 anos, apresentou a candidatura na Comissão Eleitoral Federal com uma morada em North Bethesda, no estado de Maryland. Concorrerá como democrata e vai defrontar Bem Cardin, que é favorito.

Conhecido como Bradley Manning no momento da prisão, em 2010, o ex-analista dos serviços de informação militares, traidor para uns herói para outros, foi condenado a 35 anos de prisão pela divulgação de mais de 700 mil documentos militares e do Departamento de Estado na página Wikileaks.

Manning mudou de sexo e saiu da cadeia sem cumprir a pena depois de o então Presidente Barack Obama lhe te concedido clemência.

Em setembro tinha sido anunciado que Chelsea Manning ia ser uma das professoras visitantes na Universidade de Harvard, onde falaria sobre questões de "identidade" da comunidade homossexual e transexual nas forças armadas dos EUA.

Manning saiu em maio passado da prisão, ao fim de sete anos detido, cumprindo apenas uma quinta parte da pena graças ao perdão presidencial.

Depois de ser condenado enquanto homem, revelou que se sentia mulher, pediu que lhe começassem a chamar Chelsea, em vez de Bradley, e submeteu-se a um tratamento para mudar de sexo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório