Meteorologia

  • 20 SETEMBRO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 18º

Edição

Presidente checo com ampla vantagem com um terço dos votos contados

O Presidente checo, Milos Zeman, lidera com clara vantagem a contagem dos votos na primeira volta das presidenciais, segundo os primeiros resultados, divulgados quando estão escrutinados 30% dos boletins.

Presidente checo com ampla vantagem com um terço dos votos contados
Notícias ao Minuto

14:55 - 13/01/18 por Lusa

Mundo Milos Zeman

Zeman, 73 anos, pró-russo e anti-imigração, obteve até agora 42,90% dos votos, quase o dobro do centrista pró-europeu Jiri Drahos, 68 anos, com 24,73% dos votos contados.

Se Milos Zeman obtiver a maioria nesta primeira volta, fica automaticamente eleito para um novo mandato.

Se não conseguir mais de 50% dos votos expressos, terá de defrontar o segundo candidato mais votado numa segunda volta, dentro de duas semanas.

As últimas sondagens divulgadas davam Zeman como favorito, com cerca de 42% na primeira volta, mas admitiam uma derrota do veterano político checo numa segunda volta, em que Drahos podia obter 48% e Zeman 44%.

Estas eleições são as segundas por sufrágio universal na República Checa, depois das de 2013. Entre o fim do regime comunista (1989) e a reforma constitucional de 2013, o chefe de Estado era eleito numa sessão conjunta dos 200 deputados da câmara baixa do parlamento e 81 membros do Senado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório