Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia "tudo fará" para preservar acordo nuclear com Irão

A Rússia assegurou hoje que vai fazer tudo o que puder para preservar o acordo nuclear de 2015 com o Irão e adverte que se os Estados Unidos abandonarem o pacto cometem "um erro muito grave".

Rússia "tudo fará" para preservar acordo nuclear com Irão
Notícias ao Minuto

12:35 - 13/01/18 por Lusa

Mundo Diplomacia

"Faremos tudo o que depender de nós para preservar o acordo", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, à agência Interfax.

"Estamos a chegar gradualmente à conclusão de que já foi tomada uma decisão interna, nos Estados Unidos, de sair [do acordo nuclear], ou que vai ser tomada em breve", disse o "número dois" da diplomacia russa.

"Isso pode ser um dos erros graves de Washington em política externa, um erro de cálculo extremamente negativo", acrescentou.

Concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança -- EUA, Rússia, China, França e Reino Unido -- e a Alemanha), o acordo nuclear permitiu o levantamento de parte das sanções internacionais em troca do compromisso de Teerão de que o seu programa nuclear tem fins pacíficos.

O presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou na sexta-feira a suspensão das sanções económicas a Teerão, mas a Casa Branca advertiu que se tratou "da última suspensão" e exigiu a concordância dos europeus numa adenda ao atual acordo.

Trump considera que o atual acordo, concluído durante a presidência de Barack Obama, não evita o desenvolvimento de mísseis balísticos e não promove o respeito pelos direitos humanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório