Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Pela primeira vez, mulheres sauditas entraram num estádio de futebol

Permissão faz parte das reformas anunciadas pelo príncipe herdeiro Mohammad bin Salman. Apesar do passo importante, mulheres sauditas continuam a enfrentar inúmeras restrições e proibições na Arábia Saudita.

Pela primeira vez, mulheres sauditas entraram num estádio de futebol
Notícias ao Minuto

20:19 - 12/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Arábia Saudita

Pela primeira vez na história do país, várias mulheres sauditas puderam assistir a um jogo de futebol.

A permissão abrange as três maiores cidades do país, e esta sexta-feira centenas de mulheres estiveram presentes nas bancadas do estádio King Abdullah Sports City.

Esta medida é parte das reformas anunciadas pelo príncipe saudita, Mohammad bin Salman, que tem concentrado o poder na sua figura, ganhando cada vez mais protagonismo para no futuro assumir o reino da Arábia Saudita.

Na semana passada, conta o The Guardian, o governo saudita anunciou que as mulheres também podem assistir a mais dois jogos marcados para este fim de semana.

Ao longo deste ano, está também previsto que as bancadas dos estádios passem a estar preparadas para receber fãs do sexo feminino.

Em declarações à AFP, Lamya Khaled Nasser, que assistiu ao jogo, mostrou-se muito contente com a mudança. “Este evento prova que estamos preparadas para um futuro próspero. Estou muito orgulhosa de ser testemunha desta mudança massiva”.

Depois da permissão para assistirem a jogos de futebol, o ano de 2018 promete trazer várias mudanças para o estatuto das mulheres, parte um programa de bin Salman para reformar o país.

Entre essas medidas, está a permissão para que as mulheres possam conduzir. No entanto, apesar de melhorias significativas, estas medidas escondem o lado patriarcal e repressivo que ainda impera no país.

As mulheres sauditas continuam a precisar da permissão dos homens para grande parte dos seus atos do dia a dia, viajar para o estrangeiro ou abrir uma conta bancária. Ou até mesmo para ir a um estádio de futebol ou para conduzir.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório