Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

"Dêem uma oportunidade" ao governo da Áustria, pediu chanceler coligado

O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, aliado da extrema-direita austríaca, pediu hoje aos líderes europeus que "dêem uma oportunidade" à coligação governamental que lidera, conhecida pelas posições anti-imigração e contra a reforma da União Europeia (UE).

"Dêem uma oportunidade" ao governo da Áustria, pediu chanceler coligado
Notícias ao Minuto

17:21 - 12/01/18 por Lusa

Mundo Sebastian Kurz

"Peço que dêem uma hipótese e que julguem o nosso programa e as nossas ações. E talvez possamos convencê-los nos próximos anos", disse o chanceler conservador, após um encontro em Paris com o Presidente francês, Emmanuel Macron.

"Sobre muitas questões, temos visões comuns, uma linha praticamente idêntica", afirmou Sebastian Kurz, o mais jovem governante europeu (31 anos), referindo-se, em particular, às áreas "da segurança, luta contra o terrorismo e da radicalização, nas quais é necessária uma colaboração ainda mais estreita a nível europeu".

Kurz salientou ainda que o programa desenvolvido pelo governo de coligação austríaco, que tem como "número dois" Heinz-Christian Strache do Partido da Liberdade (FPÖ, extrema-direita), é pró-europeu.

"É um programa que quer desempenhar um papel na UE", disse o chanceler austríaco, que escolheu a sede da instituição europeia, Bruxelas, para realizar a sua primeira deslocação ao estrangeiro, a 19 de dezembro.

A Áustria assegura a presidência rotativa do Conselho da UE no segundo semestre de 2018.

Em fevereiro de 2000, no seio de uma UE então composta por 15 Estados-membros e em plena segunda presidência portuguesa da UE, a entrada do FPÖ no governo austríaco desencadeou duras críticas e sanções.

Dezassete anos depois, e num momento em que as forças populistas e anti-imigração estão a consolidar posições em muitos países, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, afirmou, em dezembro passado, estar confiante que o governo austríaco continuará a desempenhar um papel construtivo e pró-europeu na UE.

No atual governo de coligação austríaca, a extrema-direita assegura as pastas do Interior, Negócios Estrangeiros e da Defesa.

"Lamento em qualquer parte a extrema-direita, mas se ela se manifesta, é porque falhámos na luta contra as ansiedades que a alimentam", declarou, por sua vez, Emmanuel Macron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório