Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Farah e Hanee, gémeas siamesas de Gaza, separadas com êxito

A cirurgia de separação de duas gémeas siamesas palestinianas, na Arábia Saudita, foi um sucesso e as irmãs já não correm risco de vida.

Gémeas siamesas separadas - Gémeas siamesas, Farah e Haneen internadas, em outubro, num hospital em Gaza. Mais tarde seriam transferidas para a Jordânia e em dezembro para a Arábia Saudita, onde seriam separadas cirurgicamente

Notícias ao Minuto

10:05 - 11/01/18 por Liliana Monteiro  

Mundo Arábia Saudita

As irmãs Farah e Haneen foram operadas com sucesso no hospital pediátrico Rei Abdullah, em Riade. Partilhavam uma perna mas tinham corações e pulmões diferentes.

As crianças seguiram para a Arábia Saudita, acompanhadas pelo pai, depois de, em outubro, ter sido notícia que ambas, recém-nascidas, corriam risco de vida caso permanecessem na faixa de Gaza.

A imprensa Saudita, citada pela BBC, refere que a cirurgia teve nove fases e separou com sucesso os órgãos que as crianças partilhavam: intestinos, fígado e a região pélvica.

As gémeas foram inicialmente transportadas para a Jordânia, onde se submeteram a procedimentos médicos e só em dezembro foram reencaminhadas para cirurgia na Arábia Saudita.

De acordo com a imprensa saudita, unidades hospitalares em Gaza não dispunham de recursos para tratar as gémeas. As Nações Unidas já denunciaram a falta de serviços básicos de saúde devido ao conflito armado que assola a região, a problemas de divisão territorial com Israel e à consequente crise financeira.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório