Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Sessões de 'cura gay' levadas a cabo nos EUA

Nos Estados Unidos, têm vindo a ser criadas sessões que visam o tratamento de pessoas homossexuais. Algumas são, inclusive, defendidas por psicólogos daquele país. Contudo, entre apoiantes e críticos, as opiniões divergem quanto a esta 'cura gay'.

Sessões de 'cura gay' levadas a cabo nos EUA
Notícias ao Minuto

15:05 - 25/07/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Terapia

Nos últimos tempos têm sido criadas várias sessões de terapia. Mas desengane-se quem pense que se destinam a doentes. Estas sessões querem curar os homossexuais e convertê-los em heterossexuais, conta a Agência France Press (AFP).

A médica Tara King foi uma das pessoas submetidas a estes tratamentos. Teve conhecimento da ‘cura gay’ quando a sua namorada da altura lhe ofereceu um livro que abordava esta terapia. Começou a lê-lo com alguma incerteza porque dizia-se "feliz com a vida gay". Contudo, acabou por decidir que um dia iria deixar de gostar de mulheres. Tara fê-lo apoiada pela fé, garante, referindo que a atracção pelo mesmo sexo é algo que pode ser revertido através da religião.

No entanto, nem todos vêem da mesma forma este tratamento. A Assembleia Legislativa de New Jersey, por exemplo, proibiu esta cura em menores de idade, argumentando que a terapia poderia ir contra a liberdade de expressão.

Outro dos ouvidos pela France Press foi Ryan Kendall, que, aos 14 anos foi submetido à 'cura gay', obrigado pelos pais, o que lhe destruiu a auto-estima e o fez sair de casa.

Recentemente fechou nos EUA o grupo Exodus Internacional, que realizava esta prática, pedindo desculpa às pessoas traumatizadas pelo tratamento. Ainda assim, a prática continua.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório