Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 12º MÁX 24º

A arrepiante mensagem dos bombeiros para os "mirones mórbidos"

Iniciativa partiu de uma corporação de bombeiros alemã e é um protesto contra as pessoas que param junto a acidentes para verem com detalhes o que se passa.

Notícias ao Minuto

17:28 - 07/01/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Alerta

Cansados de ver o seu trabalho ser alvo da curiosidade alheia que chega a atrapalhar as operações de resgate, os bombeiros da corporação de Osnabrück, cidade na zona noroeste da Alemanha, decidiram mostrar a sua revolta.

E, em parceria com uma associação local e com o apoio de entidades municipais, um grupo de bombeiros gravou uma curta-metragem de pouco mais de quatro minutos onde retrata situações com as quais lida quase diariamente.

O vídeo tem por título ‘Mirone, não sejas mórbido’ e retrata uma situação em que um grupo de jovens passa por um acidente e decide parar o carro para ver o que se passa. O problema é que além de verem o sucedido, os jovens fotografam o local e até tiram selfies divertidos que publicam nas redes sociais, fazendo um verdadeiro furor.

No entanto, e sem querer lançar spoilers, podemos dizer que o fim do vídeo é dramático e é uma chamada de atenção para que as pessoas respeitem, não só o trabalho dos bombeiros, como a privacidade dos feridos.

Recorde-se que este é um problema também já sinalizado por cá, nomeadamente durante o pico dos incêndios do ano passado no concelho da Marinha Grande. Um autarca alertou, na altura, a população para evitar o "turismo mórbido" que "levou inúmeras pessoas à zona dos incêndios" e "dificultou e atrapalhou o trabalho dos bombeiros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório