Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Venezuela condena alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné

A Venezuela condenou hoje a alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné Equatorial, que terá sido abortado pelas autoridades, solidarizando-se com o Governo do Presidente Teodoro Obiang Nguema.

Venezuela condena alegada tentativa de golpe de Estado na Guiné
Notícias ao Minuto

11:27 - 07/01/18 por Lusa

Mundo Equador

"O povo e o Governo da República Bolivariana da Venezuela expressam a mais enérgica condenação contra a tentativa de golpe de Estado contra o Governo da Guiné Equatorial", refere o Ministério das Relações Exteriores venezuelano, num comunicado divulgado em Caracas.

Segundo o comunicado, a tentativa de golpe de Estado foi "perpetrada por um grupo de mercenários, que foram detidos na fronteira com a República dos Camarões".

"A Venezuela reafirma o seu compromisso de solidariedade para com os nossos irmãos africanos, com base no respeito pela soberania e na condenação de ações violentas que procuram gerar desestabilização na região da África Central", afirmou.

Por outro lado, Caracas faz "votos para que os esforços dos países africanos e a comunidade internacional se concentrem na busca de soluções pacíficas de mútuo respeito, concertação e solidariedade, baseada na paz e na justiça social, condenando qualquer tentativa desestabilizadora que mine o bem-estar da região".

A Guiné Equatorial foi palco, na semana passada, de confrontos entre o exército e alegados grupos subversivos que as autoridades locais chamam de "mercenários".

Na última quarta-feira, o governo equato-guineense disse ter abortado uma alegada tentativa de golpe de Estado, em finais de dezembro passado.

A Guiné Equatorial, governada por Teodoro Obiang desde 1979, cujo regime é acusado por organizações internacionais de violação dos direitos humanos, é membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) desde julho de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório