Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Seis soldados birmaneses feridos em ataque atribuído ao exército Rohingya

Seis soldados das Forças Armadas de Myanmar, antiga Birmânia, foram feridos no sábado num ataque no estado de Rakhine, onde as tropas governamentais têm sido acusadas de promover uma limpeza étnica contra os muçulmanos Rohingya.

Seis soldados birmaneses feridos em ataque atribuído ao exército Rohingya
Notícias ao Minuto

06:15 - 07/01/18 por Lusa

Mundo Muçulmanos

Os militares disseram, num comunicado colocado na página do Facebook do chefe militar local citado pela AFP, que os ataques foram feitos pelo exército de salvação rebelde rohingya de Arakan (ARSA), o grupo acusado de ter atacado vários postos da polícia em agosto e que desencadeou a repressão que matou milhares destes muçulmanos e desalojou mais de 650 mil pessoas.

Em situações semelhantes no passado, os militares retaliaram contra as localidades dominadas pelos Rohingya, o que pode indicar uma nova escalada na violência que tem assolado Myanmar, um país no sudeste asiático composto de mais de 100 grupos étnicos e que faz fronteira com a Índia, Bangladesh, China, Laos e Tailândia.

O atual êxodo de rohingya começou com as operações de represália das forças de segurança birmanesas lançadas após os ataques do ARSA a cerca de trinta postos militares e policiais no estado birmanês de Rakhine.

Os governos de Bangladesh e Birmânia concordaram com um processo de repatriamento para os refugiados rohingyas, o que deverá começar nos próximos meses.

No entanto, inúmeras organizações humanitárias denunciaram repetidamente que ainda não estão reunidas as condições para que os refugiados retornem com segurança à Birmânia, visto que ainda há relatos de ataques.

As Nações Unidas e as organizações de direitos humanos também denunciaram repetidamente que há evidências claras de abusos contra esta minoria muçulmana na Birmânia.

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Zeid Al-Hussein, descreveu a situação como "limpeza étnica", afirmando que há indícios de "genocídio".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório