Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Encontrados 88 golfinhos mortos em duas semanas no Rio de Janeiro

Especialistas investigam o aparecimento de dezenas de golfinhos mortos, sem explicação.

Encontrados 88 golfinhos mortos em duas semanas no Rio de Janeiro
Notícias ao Minuto

21:17 - 04/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brasil

Foram encontradas 88 carcaças de golfinhos nos últimos 18 dias, nas águas do litoral do estado do Rio de Janeiro, de acordo com o Instituto Boto Cinza. Especialistas e biólogos acreditam que se possa tratar de uma bactéria ou de um vírus, mas ainda estão em curso investigações.

De acordo com a Agência Brasil, são encontradas carcaças diariamente, com lesões na pele, mas ainda não foi possível chegar a uma causa exata de morte.

“A partir do dia 16 de dezembro, começamos a recolher quatro a cinco botos mortos todos dias, quantidade que era mensal. A mortalidade, que era de cinco por mês, já era insustentável para essa população”, indicou uma nota do instituto, citada pela agência.

Os especialistas referiram, ainda, que os animais vivos que foram observados estão magros e também apresentam lesões na pele.

Os resultados das análises feitas são esperados para o final deste mês, de acordo com o mesmo instituto, criado em 2009 com o objetivo de contribuir para a preservação desta espécie – boto-cinza -, listada pelo Ministério do Ambiente brasileiro como ameaçada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório