Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Operadora da central volta a detectar vapor no edifício do reactor 3

A operadora da central de Fukushima, TEPCO, detetou hoje, pela segunda vez, no espaço de uma semana, “uma nuvem de vapor” oriunda do edifício do reator 3, sem reportar mudanças na temperatura ou nos índices de radiação.

Operadora da central volta a detectar vapor no edifício do reactor 3
Notícias ao Minuto

10:25 - 23/07/13 por Lusa

Mundo Fukushima

Em comunicado, a Tokyo Electric Power (TEPCO) indica ter detetado, às primeiras horas de hoje, “vapor no ar perto do quinto nível na zona de armazenamento da piscina da unidade 3”, através das imagens captadas por uma câmara de vigilância.

Num relatório sobre o incidente na central, a TEPCO refere que o contratempo não provocou uma suspensão do seu sistema crucial de injeção de água no reator nem “mudanças significativas” nas leituras dos índices de radiação, de temperatura ou pressão do edifício ou do reator danificado.

“Continuaremos a monitorizar o seu estado”, garante a TEPCO no comunicado citado pela agência Efe, em que não descarta, tal como na passada semana, que o vapor tenha sido provocado pela forte chuva que se abateu durante a noite sobre a central, onde se registava uma temperatura de 20,3 graus e uma humidade de 91,2 %.

O vapor detetado na passada quinta-feira manteve-se durante o dia, num fenómeno que a TEPCO não conseguiu explicar em concreto.

Depois de detetar novamente este problema no reator 3, gravemente danificado pelo tsunami de 2011, a elétrica suspendeu os trabalhos de retirada de escombros em torno da unidade.

Depois do acidente nuclear de Fukushima, em 2011, o pior desde Chernobyl, em 1986, cerca de 3.500 funcionários lutam diariamente na central para dar por concluída a crise atómica, um trabalho que se estima que se venha a prolongar durante os próximos 30 a 40 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório