Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Passagem de ano: Menino em fotografia cria polémica devido à cor de pele

O fotógrafo quer encontrar a criança que estava em Copacabana na última noite do ano.

Passagem de ano: Menino em fotografia cria polémica devido à cor de pele
Notícias ao Minuto

08:02 - 03/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Lucas Landau

2017 estava a acabar e 2018 a arrancar. Foi nesse preciso momento em que Lucas Landau, fotógrafo da Reuters, captou uma imagem que se tornou uma das mais faladas da passagem de ano.

Na fotografia é possível ver uma criança sozinha no mar, em Copacabana, no momento em que centenas de pessoas vestidas de branco festejavam a chegada do ano novo, tiravam selfies, fotografias ao fogo de artifício e se abraçavam.

As diversas reações não tardaram a chegar. Primeiro a associação do menino à pobreza e ao abandono, em comparação com as pessoas que se encontravam na praia, e depois a tese contrária.

“O problema não é a foto, é a interpretação dela, do seu contexto. As pessoas que olham aquela foto estão pré-condicionadas a entender que a imagem de uma pessoa negra é associada a pobreza e abandono, quando na verdade é só uma criança negra na praia. Essa pré-condição é racismo estrutural, que vem da má educação do povo brasileiro sobre ele mesmo”, comentou Anderson França em declarações ao El País.

Apesar das centenas de interpretações, o fotógrafo já veio a público dizer que nunca esperou tais reações e pedir ajuda para encontrar a criança.

"Queria conhecer o menino e estou procurando a sua família", disse o fotógrafo ao UOL. "Como ele estava dentro mar (que estava gelado), acabou ficando distante das pessoas. Não sei se estava sozinho ou com família”, acrescentou.

Depois de centenas de interpretações diferentes da mesma imagem, o fotógrafo frisou que, a seu ver, todas são legítimas, principalmente quando não se sabe a verdadeira razão pela qual o menino ali estava.

Sobre a criança, Landau sabe apenas que tem nove anos, já que o barulho não permitiu perceber o nome.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório