Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Dois tubarões deram à costa congelados nos Estados Unidos

Associação de defesa animal está a investigar o caso, que está relacionado com a descida de temperaturas.

Dois tubarões deram à costa congelados nos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

23:13 - 02/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Clima

As temperaturas negativas nos Estados Unidos estão a atingir níveis inéditos, de tal forma que, em Cape Cod, alguns tubarões deram à costa congelados. A denúncia é da Atlantic White Shark Conservancy, que diz que na semana passada respondeu a duas situações de tubarões que deverão ter sofrido choques térmicos (‘cold shock’).

De acordo com a Masslive.com, o organismo sofre choques térmicos quando é exposto a quedas extremas da temperatura corporal, podendo resultar em espasmos musculares ou paragens cardíacas.

Os cientistas acreditam que os animais que nadam na costa de Cape Cod, onde as temperaturas atingiram níveis muito baixos, estão a sofrer choques térmicos na água e depois acabam encalhados na margem, onde acabam por sufocar e/ou congelar.

“Com ar frio assim, as guelras congelam muito rapidamente. Os filamentos das guelras são muito sensíveis e não é preciso muito tempo para um tubarão morrer”, diz Greg Skomal, um cientista marinho, ao New York Times.

A associação de defesa animal que fez a denúncia está a investigar o caso, em conjunto com as autoridades locais, por forma a perceber o que está a acontecer ao animais.

Recorde-se que as temperaturas perigosamente baixas, responsabilizadas por nove mortes, estão a afetar uma larga parte dos EUA, congelar torres de água no Iowa, suspender transportes fluviais em Nova Iorque e provocar a abertura de centros de aquecimento no sul. Há temperaturas históricas registadas, de 24ºC negativos (Indiana) e 28ºC negativos (Lafayette).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório