Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Trump faria melhor em dedicar-se aos "milhões de sem-abrigo e esfomeados"

O governo iraniano aconselhou hoje o Presidente norte-americano, Donald Trump, a ocupar-se "dos milhões de sem-abrigo e esfomeados" nos Estados Unidos, em vez de estar a enviar 'tweets' sobre a situação no Irão.

Trump faria melhor em dedicar-se aos "milhões de sem-abrigo e esfomeados"
Notícias ao Minuto

14:02 - 02/01/18 por Lusa

Mundo Teerão

Trump tem vindo a enviar, todos os dias através do Twitter, mensagens de incentivo aos manifestantes iranianos, que desde quinta-feira têm realizado protestos contra o Governo e contra o desempenho da economia do Irão em várias cidades do país.

"Em vez de perder o seu tempo a enviar 'tweets' inúteis e insultuosos contra os outros povos, (Trump) faria melhor se tomasse conta dos problemas internos no seu país, nomeadamente o assassínio de dezenas de pessoas todos os dias e os milhões de sem-abrigo e esfomeados", declarou o porta-voz do ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros, Bahram Ghassemi, citado pela imprensa local.

No sexto dia de contestação ao governo iraniano, já marcada pela violência, Trump voltou a atacar o regime "brutal e corrupto" no poder em Teerão.

"Por fim os iranianos estão a agir contra um regime brutal e corrupto", escreveu Trump no seu habitual tweet matinal.

"O povo tem pouca comida, uma grande inflação e nada de direitos humanos. Os Estados Unidos estão atentos", completou.

Na segunda-feira, Trump tinha escrito que "os tempos da mudança" tinham chegado ao Irão, um dos principais alvos das críticas do Presidente norte-americano desde que chegou ao poder, em janeiro de 2017.

No total, 21 pessoas - entre as quais 16 manifestantes - foram mortas desde quinta-feira no decorrer de protestos contra as dificuldades económicas e o poder iraniano, que começaram em Machhad (segunda cidade do país, no nordeste do Irão) e que já se alargaram ao resto do país.

Trata-se das maiores manifestações anti-governo no Irão desde as que se seguiram às eleições presidenciais de 2009.

O tweet de 'Trump' surgiu pouco tempo depois de o guia supremo do Irão, o ayatollah Ali Khamenei, ter acusado os "inimigos do Irão" de ingerência nos assuntos do país.

Trump voltou a criticar o acordo concluído em 2015 pelo seu antecessor, Barack Obama, sobre o programa nuclear iraniano (que inclui as seis potências mundiais EUA, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha).

"Todo o dinheiro que o Presidente Obama lhes deu de forma tão tonta foi parar ao terrorismo e aos seus bolsos", disse, numa referência ao acordo, que trocava o fim das sanções contra o Irão pelo fim do programa nuclear iraniano com fins militares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório