Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Israel: Ministra diz que territórios da Palestina são "estado imaginário"

A ministra do Desporto e da Cultura, Miri Regev, insurgiu-se com uma frase da NBA que definia a Palestina como um território “ocupado”. Site da NBA já alterou definição.

Israel: Ministra diz que territórios da Palestina são "estado imaginário"
Notícias ao Minuto

15:50 - 31/12/17 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Uma sondagem da NBA sobre jogadores favoritos gerou polémica entre a melhor liga de basquetebol do mundo e uma ministra israelita. Em causa está a definição da Palestina como um território “ocupado” no menu dessa sondagem.

A ministra do Desporto e da Cultura, Miri Regev, escreveu uma carta a Adam Silver, o comissário da NBA. Na carta, a ministra afirmou que os territórios palestinianos são um “‘estado’ imaginário” e que a lista que surgia na sondagem não estava em linha com o recente reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel por parte de Donald Trump, adianta o The Guardian.

“Vejo a inclusão da ‘Palestina Ocupada’ na lista de países na lista de países que aparecem no vosso site oficial como uma legitimação da divisão do Estado de Israel e como uma interferência grave e flagrante, em contraste com a posição oficial da administração norte-americana e das declarações do presidente Donald Trump, que reconheceu Jerusalém como a capital de Israel”, escreveu Miri Regev.

Posteriormente, a NBA retirou a definição de território “ocupado” e Kathy Behrens, a presidente da área de responsabilidade social da NBA, explicou que a lista de países que surgia no menu tinha sido colocada por outra entidade. “Nós não produzimos a lista de países para o NBA.com, e assim que nos apercebemos disto, o site foi atualizado. Pedimos desculpa por esta omissão e já a corrigimos”.

Miri Regev congratulou-se por esta correção da NBA esta sexta-feira. “Os territórios de Israel não estão ocupados, como tal o que estava escrito era falso e devia ter sido apagado”, disse a ministra.

Uma opinião que choca com a da comunidade internacional e das Nações Unidas, que se referem à Faixa de Gaza e à Cisjordânia como territórios palestinianos ocupados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório