Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Médico reutilizava cateteres anais em pacientes

Dr. Sanjiv K. Patankar viu a sua licença para prática clínica ser suspensa.

Médico reutilizava cateteres anais em pacientes
Notícias ao Minuto

09:22 - 30/12/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Um médico acusado de reutilizar cateteres anais em vários pacientes viu a sua licença de prática clínica ser suspensa. O Dr. Sanjiv K. Patankar alegadamente terá usado cada dispositivo em pelo menos cinco pacientes antes de finalmente os deitar ao lixo.

As ‘guide lines’ referem a obrigatoriedade de descartar os cateteres após uma única utilização, já que a sua reutilização pode colocar pacientes em risco de contrair outras doenças transmissíveis.

O médico de East Brunswick, no condado de Middlesex, EUA, em sua defesa, alegou que lavou “os cateteres com água e sabão antes de os passar por uma solução de branqueamento”.

O diretor interino da Divisão de Assuntos do Consumidor, Sharon Joyce, disse que a alegação "não só viola os padrões profissionais, como revela uma falta alarmante de discernimento, o que leva a questionar a aptidão do médico para praticar medicina”. O responsável acrescentou ainda que o médico “demonstrou um desprezo pela segurança pública ao colocar inúmeros pacientes em risco de doenças transmissíveis”.

Refira-se que os cateteres são utilizados para examinar pacientes que podem sofrer de esfíncter anorretal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório