Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Republicanos derrotados no Alabama avançam com ação em tribunal

O candidato republicano ao Senado pelo Alabama Roy Moore (na imagem) interpôs uma ação em tribunal para tentar evitar que o estado declare o democrata Doug Jones como vencedor das eleições intercalares de 12 de dezembro.

Republicanos derrotados no Alabama avançam com ação em tribunal
Notícias ao Minuto

08:09 - 28/12/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Senado

A ação foi apresentada na quarta-feira num tribunal de Montgomery, cerca de 14 horas antes da reunião de hoje de um painel que vai declarar Jones vencedor oficial da eleição de 12 de dezembro.

Jones derrotou Moore por cerca de 20.000 votos.

O advogado de Moore escreveu no processo que acreditava ter havido irregularidades, reclamando uma investigação por fraude e eventualmente a realização de novas eleições.

Na quarta-feira à noite, o secretário de Estado do Alabama, John Merrill, disse à agência noticiosa Associated Press que Doug Jones vai ser declarado vencedor durante o dia de hoje.

Merrill acrescentou disse que até à data o seu gabinete não encontrou provas de fraude.

A derrota de Roy Moore custou um assento aos conservadores na câmara alta do Congresso dos Estados Unidos, cuja composição é agora de 51-49 a favor do partido Republicano. Os Republicanos não perdiam um assento de Senador pelo Alabama desde 1990.

O candidato do Partido Democrata Doug Jones obteve 49,9% (670.551 votos) contra os 48,4% de (649.240 votos) de Moore. O ultraconservador Roy Moore tinha ganhado, de forma algo surpreendente, as primárias republicanas naquele Estado.

Moore, um evangelista que cita frequentemente a Bíblia, foi expulso do Supremo Tribunal do Alabama há alguns anos por desafiar ordens judiciais. Ao longo da campanha, várias mulheres vieram a público com acusações de assédio sexual por parte do candidato republicano derrotado. Algumas teriam 14 anos de idade à data dos factos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório