Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Ganhou uma estrela Michelin sem saber o que é. "Não vendem pneus?"

As omeletes de camarão levaram esta mulher de 72 anos a ser distinguida com uma estrela Michelin, mesmo não sabendo do que se tratava.

Ganhou uma estrela Michelin sem saber o que é. "Não vendem pneus?"
Notícias ao Minuto

12:12 - 27/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Gastronomia

Jay Fai é uma mulher tailandesa que se tornou numa verdadeira celebridade depois de, no início deste mês, ter sido distinguida com uma estrela Michelin, o prémio mais cobiçado no setor gastronómico.

O jornal The Guardian conta que Jay Fai não fazia a menor ideia do que era uma estrela Michelin. Quando foi convidada para estar presente na cerimónia da entrega de prémios, em Banguecoque, a comerciante de rua terá questionado: “Mas a Michelin não vende pneus? O que é que tem a ver com comida?”.

Jay Fai acabou por comparecer na cerimónia, mas convencê-la não foi tarefa fácil. “Mas o que vou eu fazer a um jantar de gala?”, perguntava.

Foi graças à sua filha, que fala inglês, que a equipa conseguiu convencer a chef a fechar o restaurante de rua por um dia.

Jay Fai contou ter ficado “chocada” quando chegou ao hotel de cinco estrelas Grand Hyatt, pois percebeu que “não era um evento comum”.

“Havia chefs por todo o lado e eu fiquei com medo que fosse uma competição culinária”, contou ao The Guardian, acrescentando que quando pensou que tudo tinha acabado eis que ouviu o seu nome em público: era a hora de ir ao palco receber o galardão.

“Quando subi ao palco e me entregaram o prémio pensei: ‘esta é a minha conquista na vida’”, confessou.

Desde então Jay Fai e a filha não têm tido mãos a medir. O número de clientes aumentou exponencialmente e vários chefs conceituados de Banguecoque têm ido conhecer este restaurante de rua, curiosos com o sucesso alcançado por uma gastronomia simples e sem luxos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório