Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Não sou louco, sou diferente". Menino explica como é ter Asperger

Criança diz não ser "louca", mas apenas "diferente" . Tudo o que quer é ser aceite.

Notícias ao Minuto

12:00 - 26/12/17 por Andrea Pinto

Mundo Colômbia

'Sou diferente, sou como tu'. Assim se chama a página gerida pela mãe Andrea Villegas, que surgiu inspirada no seu filho Federico.

Federico García Villegas, de 8 anos, tem síndroma de Asperger, e a página criada na rede social Facebook visa desmistificar mitos relacionados com a doença. 

O mais recente vídeo do menino colombiano foi publicado há um mês e já passou fronteiras, tornando-se viral.

"Não sou um louco, nem anormal, nem algo raro. A minha forma de perceber as coisas é diferente [...] e por isso posso parecer diferente. Mas a verdade é que sou uma criança como outra qualquer",  diz, referindo que só quer que o ajudem "a integrar-se na sociedade".  

A criança admite saber que esta é uma síndrome que o acompanhará para a vida e lamenta não ser bom em atividades físicas como os restantes meninos da sua idade, explicando por que razão anda sempre distraído e porque facilmente perde coisas.

Este novo vídeo [a pagina de Facebook conta com outros] tinha como objetivo ser partilhado para que os colegas de turma de Federico pudessem ver e compreender melhor a síndrome. Contudo, Pamela Zavala, do Chile, e mãe de três crianças com a mesma síndrome decidiu partilhá-lo e desde então conta já com mais de 274 mil visualização e 70 mil reações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório