Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 65 mil pessoas evacuadas no Vietname devido à passagem do Tenbim

Mais de 65.000 pessoas foram hoje evacuadas no Sul do Vietname devido à passagem da tempestade tropical Tenbim, que na sua passagem pelas Filipinas causou 240 mortos, mais de uma centena de desaparecidos e 550.000 afetados.

Mais de 65 mil pessoas evacuadas no Vietname devido à passagem do Tenbim
Notícias ao Minuto

12:58 - 25/12/17 por Lusa

Mundo Tempestade

Tenbim ganhou força enquanto avançou pelo mar da China meridional e entrará esta noite no Vietname em forma de tufão, embora os meteorólogos prevejam que uma vez que atinja a terra perca, novamente, força e se torne em tempestade na terça-feira.

O serviço meteorológico vietnamita situou Tenbim na manhã de hoje a mais de 300 quilómetros da ilha Con Dao com ventos de 135 quilómetros por hora.

A imprensa local compara a tempestade Tenbim ao tufão Linda, que em 1997 causou mais de 4.000 mortos, considerado um dos desastres mais graves do Vietnam nos últimos 100 anos.

O primeiro-ministro do Vietnam, Nguyen Xuan Phuc, ordenou às autoridades regionais que mobilizem soldados, polícias e voluntários para evacuar os residentes nas zonas onde se preveem inundações e avalanches de terra.

A evacuação forçada inclui os residentes em embarcações do delta de Mekong, uma região do Sul do Vietname composta por 12 províncias e uma população de cerca de 17 milhões de habitantes.

Entretanto, nas Filipinas, o resgate continua hoje para as vítimas da tempestade, que entrou no sul do país na sexta-feira e o deixou no domingo deixando um rasto de destruição, com 240 mortos, 107 desaparecidos e quase 550 mil afetados, de acordo com a última contagem da Defesa Civil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório