Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Isabel II lembra "horríveis" ataques no país em mensagem de Natal

A rainha Isabel II de Inglaterra lembra hoje, na sua tradicional mensagem de Natal, os "horríveis" ataques extremistas em Londres e Manchester que este ano provocaram 41 mortos.

Isabel II lembra "horríveis" ataques no país em mensagem de Natal
Notícias ao Minuto

09:53 - 25/12/17 por Lusa

Mundo Reino Unido

Gravada previamente e difundida hoje pelas 15:00 no Reino Unido e em 51 outros países da 'Commonwealth', a mensagem da monarca, de 91 anos, saúda as "identidades poderosas" das cidades de Manchester, atingida por um bombista suicida em maio, e Londres, que tem sofrido vários ataques.

Em excertos da mensagem difundidos oficialmente, Isabel II afirmou ter sido um privilégio visitar jovens sobreviventes do atentado numa sala de concertos que matou 22 pessoas.

"Descrevo essa visita ao hospital como um privilégio, porque os pacientes que conheci são um exemplo para todos, ao demonstrarem coragem e resiliência excecionais", afirmou.

Uma palavra especial desta 60.ª mensagem de Natal da monarca foi também dirigida ao marido, o príncipe Filipe, de 96 anos, que este ano abandonou a maioria das funções públicas face à avançada idade.

Foi destacado o "apoio e o sentido de humor único" do príncipe de Edimburgo.

A rainha, o marido e vários membros da família real vão assistir à missa em Sandringham, em Norfolk, seguindo-se um almoço privado, no qual participa pela primeira vez a noiva do príncipe Harry, a atriz norte-americana Meghan Markle.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório