Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Alemanha sem governo há três meses. É a primeira vez desde 1949

A Alemanha cumpre hoje três meses sem governo, situação inédita nos últimos 68 anos, à espera do início, nos primeiros dias de janeiro, das conversações entre os conservadores de Angela Merkel e os sociais-democratas de Martin Schulz.

Alemanha sem governo há três meses. É a primeira vez desde 1949
Notícias ao Minuto

17:30 - 24/12/17 por Lusa

Mundo Conversações

Depois do fracasso das primeiras conversações para formar uma coligação governamental - entre conservadores, liberais e verdes -, a sociedade alemã assiste com alguma perplexidade à situação política inédita criada em Berlim após as eleições legislativas de setembro passado.

A União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel venceu as eleições de 24 de setembro, mas sem maioria, tentando desde então negociar uma coligação de governo.

A tentativa de formação de um Governo de coligação a quatro, democratas-cristãos de Merkel (CDU), os seus aliados da Baviera CSD, os Liberais e os Ecologistas, viria a fracassar.

"Vivemos em tempos em que somos confrontados constantemente com o inesperado. Isso provoca-nos insegurança. Mas há razões para sentirmo-nos seguros", afirmou hoje o Presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, no seu discurso de Natal, no qual pediu "confiança no Estado".

E acrescentou que "o Estado funciona" de acordo com o previsto na Constituição, algo que deve tranquilizar o povo alemão.

Frank-Walter Steinmeier reconheceu, no entanto, que algumas pessoas sofrem com a atual incerteza.

"Nem tudo o que é inesperado nos deve levar à frustração", referiu o Presidente alemão, uma figura meramente cerimonial e com poucos poderes, mas que tem desempenhado neste momento de impasse político um papel importante como mediador entre os partidos.

"Isto é válido especialmente para a formação do governo, que de uma maneira incomum está a fazer-nos esperar", prosseguiu Steinmeier.

Foi desta forma que o Presidente alemão fez referência ao impasse político que enfrenta atualmente a primeira economia da União Europeia.

Segundo o calendário acordado entre os conservadores e os sociais-democratas alemães, no próximo dia 03 de janeiro vai ocorrer o terceiro encontro informal entre Merkel e Martin Schulz, líder do partido Social-Democrata (SPD).

Está previsto que entre 07 e 10 de janeiro seja realizada a primeira fase de negociações efetivas.

O país é atualmente dirigido por um executivo encarregado de gerir os assuntos correntes, com a chanceler conservadora como líder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório