Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Puigdemont toma decisão sobre regresso a Espanha "nos próximos dias"

Advogado do ex-líder da Generalitat está ciente dos perigos que Puigdemont corre ao regressar a Espanha e por isso pede prudência.

Puigdemont toma decisão sobre regresso a Espanha "nos próximos dias"
Notícias ao Minuto

12:47 - 23/12/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Catalunha

O advogado de Carles Puigdemont, Jaume Alonso Cuevillas, reiterou este sábado que o seu cliente deverá tomar uma decisão “nos próximos dias” relativamente ao seu regresso a Espanha, realçando que o ex-líder da Generalitat quer tomar posse.

No entanto, o representante de Puigdemont refere que o seu cliente está ciente do que poderá acontecer caso este regresse, uma vez que seria, imediatamente, detido. “A única opção para que possa ser investido é regressar”, contudo, “[Puigdemont] se pisar Espanha será detido”, alertou. 

Nesse sentido, Cuevillas diz que a “decisão política deverá ser tomada nos próximos dias”, sublinhando a importância da ida de Puigdemont para Bruxelas, uma vez que esta contribuiu para a “internacionalização do problema catalão”.

Relativamente ao desafio lançado ontem pelo líder destituído da Generalitat – Puigdemont, recorde-se, pediu um encontro pessoal com Mariano Rajoy em qualquer país da União Europeia, menos em Espanha -, Cuevillas mostrou-se prudente e alertou para a possibilidade de a “ordem europeia de detenção poder ser reativada numa questão de minutos”, o que poderia precipitar a detenção de Puigdemont.

Ao que tudo indica, Carles Puigdemont deverá assumir a liderança do próximo governo catalão. Apesar do Ciudadanos ter sido o partido mais votado nas eleições regionais de quinta-feira, o bloco independentista garantiu a maioria absoluta no parlamento. Um governo liderado por Inés Arrimado será, certamente, chumbado, e, nesse sentido, por ser o líder do segundo partido mais votado, Puigdemont tem tudo para voltar à liderança da região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório