Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

FBI deteve homem suspeito de planear ataque em São Francisco

O suspeito planeava um ataque terrorista no Natal inspirado no Estado Islâmico. O Pier 39, uma das principais atrações turísticas da cidade, seria o alvo.

FBI deteve homem suspeito de planear ataque em São Francisco
Notícias ao Minuto

21:55 - 22/12/17 por Fábio Nunes

Mundo Estados Unidos

O FBI deteve no início desta semana um homem suspeito de planear um ataque terrorista no Natal inspirado nos ataques do Estado Islâmico, avança a NBC Bay Area.

O suspeito, Everitt Aaron Jameson, de 26 anos, de providenciar “material de apoio ou recursos a uma organização terrorista estrangeira” entre 24 de outubro e 20 de dezembro, e de demonstrar a sua vontade de “fazer qualquer coisa pela ‘causa’”, segundo o agente especial do FBI Christopher Mckinney.

Os planos do homem foram descobertos através de uma operação que envolveu dois agentes infiltrados e um informador do FBI. Everitt Jameson já teria até um alvo definido, o Pier 39, uma das principais atrações turísticas de de São Francisco e que está habitualmente repleta de pessoas. Além disso, o suspeito já conhecia bem o local.

O ataque estava a ser planeado entre os dias 18 e 25 de dezembro, porque o suspeito considerava que o “Natal era a altura ideal para cometer o ataque”.

Everitt Jameson fez treino básico com os fuzileiros em 2009 e costumava fazer ‘like’ em publicações do Facebook que eram “pró-Estado Islâmico e pró-terrorismo”.

De acordo com o FBI, o detido terá chegado a fazer doações ao Daesh e mostrou disponibilidade para viajar para a Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório