Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Chefe de gabinete de Rajoy demite-se

Segundo o La Vanguardia, o chefe de gabinete de Mariano Rajoy, Jorge Moragas, apresentou hoje a sua demissão.

Chefe de gabinete de Rajoy demite-se
Notícias ao Minuto

11:48 - 22/12/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Espanha

O chefe de gabinete do primeiro-ministro espanhol apresentou esta sexta-feira a sua demissão, um dia depois das eleições regionais na Catalunha.

De acordo com o La Vanguardia, Jorge Moragas abandona o seu cargo por "motivos pessoais", tendo o próprio realçado que a sua decisão não está relacionada com as eleições na Catalunha. 

Às 14h locais (13h em Lisboa), Mariano Rajoy vai falar ao país sobre as o resultado das eleições de ontem. Antes, o primeiro-ministro espanhol presidiu a um conselho de ministros e a uma reunião do comité central do Partido Popular, onde, certamente, a demissão de Jorge Moragas fez mossa. 

Além disso, Mariano Rajoy tem o desafio de responder a Carles Puigdemont, provavelmente o grande vencedor da noite, que esta sexta-feira desafiou o primeiro-ministro espanhol para um encontro "em qualquer país da União Europeia, menos em Espanha". 

O Partido Popular teve uma derrota estrondosa nas eleições regionais, tendo apenas conseguido eleger três deputados, o pior resultado de sempre, acabando engolido pelo Ciudadanos, partido mais votado nas eleições mas que não conseguirá formar governo, tendo em conta a maioria conquistada pelas partidos independentistas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório