Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA submetem ao Conselho de Segurança da ONU mais sanções para Pyongyang

Os Estados Unidos apresentaram hoje um projeto de resolução para reforçar as sanções da ONU contra a Coreia do Norte, que deve ser submetido a votação do Conselho de Segurança na sexta-feira.

EUA submetem ao Conselho de Segurança da ONU mais sanções para Pyongyang
Notícias ao Minuto

22:53 - 21/12/17 por Lusa

Mundo Tensão

Fontes diplomáticas citadas pela agência de notícias AFP confirmaram hoje que os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU se vão pronunciar na sexta-feira sobre a proposta, estando a votação agendada para as 13:00 (18:00 em Portugal).

O projeto de resolução, a que a AFP teve acesso, indica que no texto se pretende proibir a exportação para a Coreia do Norte de quase 90% dos produtos petrolíferos refinados e ordenar o repatriamento para o país nos próximos 12 meses de todos os norte-coreanos que trabalham no estrangeiro.

Dezenas de milhar de norte-coreanos foram enviados para a Rússia e para a China, para recuperar divisas para o país, trabalhando em "condições próximas da escravatura", segundo a ONU.

Diplomatas disseram na quarta-feira que os Estados Unidos e a China estão a debater novas sanções contra Pyongyang, na sequência do último disparo por parte da Coreia do Norte de um míssil intercontinental, a 29 de novembro passado.

O novo texto assenta em sanções já aprovadas pela ONU nos últimos anos, especialmente as que visam o petróleo bruto e refinado, proveniente principalmente da China.

Os Estados Unidos pretendem ainda aprovar uma extensa lista de produtos que a Coreia do Norte fica proibida de exportar. Todos os países ficariam com permissão para intercetar, bloquear e apreender embarcações suspeitas de transportar cargas ilegais de ou para a Coreia do Norte, segundo o projeto de texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório