Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

EUA propõem novas sanções da ONU à Coreia do Norte

Os Estados Unidos apresentaram hoje um projeto de resolução destinado a reforçar as sanções da ONU à Coreia do Norte, que será na sexta-feira submetido a votação do Conselho de Segurança, indicaram diplomatas.

EUA propõem novas sanções da ONU à Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

19:12 - 21/12/17 por Lusa

Mundo Tensão

O texto visa proibir a exportação para a Coreia do Norte de quase 90% dos produtos derivados de petróleo e ordenar a deportação para o país de todos os cidadãos norte-coreanos que trabalham no estrangeiro durante todo o ano.

Fontes diplomáticas tinham informado na quarta-feira de que os Estados Unidos e a China estavam a discutir novas sanções a impor a Pyongyang, após o seu mais recente lançamento de um míssil intercontinental, a 29 de novembro.

Para o antepenúltimo pacote de sanções, adotado a 05 de agosto, Washington precisou de um mês de negociações com a China e a Rússia; para o último, a 11 de setembro, uma semana foi suficiente.

Pouco após o último disparo de um míssil intercontinental norte-coreano, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, exortou a comunidade internacional a "tomar novas medidas" além das sanções já adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU, "incluindo o direito de proibir o tráfego marítimo transportando bens para e a partir da Coreia do Norte".

A Coreia do Norte disparou a 29 de novembro um míssil balístico intercontinental (ICBM) que atingiu, segundo Pyongyang, uma altitude de 4.475 quilómetros antes de cair a 950 quilómetros a leste do local de lançamento.

No verão passado, o Conselho de Segurança adotou, por iniciativa dos Estados Unidos, um sétimo e um oitavo pacote de sanções económicas severas contra o regime de Kim Jong-Un, a 05 de agosto e 11 de setembro, após testes de mísseis e um teste nuclear do país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório