Facebook e Twitter vigiados pelo exército brasileiro

O exército brasileiro está a monitorizar as redes sociais, mais concretamente o Facebook e o Twitter, com o objectivo de aumentar a segurança no país e evitar mais confrontos durante os eventos que se avinham, entre eles a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro. Segundo o site G1, está a ser usado um software que filtra palavras e pessoas que podem estar na origem de conflitos.

Mãe tenta vender filhos no Facebook para pagar fiança do namorado

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/07/2013 19:58 ‧ 19/07/2013 por Notícias Ao Minuto

Mundo

Confrontos

Em entrevista ao site G1, o general do exército brasileiro, José Carlos dos Santos, admite que o Centro de Defesa Cibernética (CDCiber) está a usar um software capaz de filtrar conteúdos e perfis que pareçam suspeitos de vir a originar confrontos nas redes sociais brasileiras. Segundo o site, o objectivo é filtrar “informações de interesse para a segurança pública”.

Esta medida já foi usada durante a Taça das Confederações mas vai ser agora reforçada com a visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que começa esta segunda-feira.

Entre os conteúdos procurados pelo exército brasileiro estão publicações que ensinem a fazer cocktails molotov, a usar spray pimenta ou mesmo a incitar à resistência face à polícia. Contudo, disse o responsável, apenas estão a ser controlados os conteúdos públicos, ficando de fora das ordem do exército a procura em mensagens privadas ou chats.

Também de fora estão as contas de correio electrónico e as chamadas telefónicas. “As informações foram colhidas de fonte aberta, ou seja, não houve nenhum contacto com prestadores de serviços nessa área, nenhum contacto com servidores de email ou com companhias telefónicas”, frisou o general José Carlos dos Santos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas